segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Há alguns dias atrás vi que havia uma chamada perdida no meu celular. Como eu não reconheci o número, nem liguei de volta... Chego em casa e vejo um email com o seguinte título “Vi, amiga da Lu”. No email a pessoa falava que havia falado com a Lu e que havia descoberto que eu estava em Lyon. Ela também estaria aqui e queria encontrar-se comigo para batermos um papo. No mesmo momento, pensei na minha prima Lucia*, que tem uma vizinha que se chama Viviane*. Respondo o email da maneira mais informal possível (já que esta Viviane* sempre brincou com a gente na rua e de certa forma sempre esteve presente na minha infância). A convido então pra ir ao Parque, já que estou sozinha desde que o André foi embora, esse tipo de coisa tosca. No final, pergunto “Mas afinal, o que vc ta fazendo por aqui???”. No dia seguinte, ao abrir minha caixa de emails, tem uma resposta. Na verdade, a “Vi” era a Vivian*, amiga muito próxima de uma pessoa importante da minha empresa (a Luciana*). O fato é que a Luciana* já havia me falado destes amigos, mas na hora não liguei a unha com a cutícula. Enfim, depois de passado o choque absoluto inicial (maior gafe da minha existência), envio um email explicando rapidamente a confusão. A sorte é que a Vivian* achou engraçado - e eu continuo com meu emprego...hahaahha *Troquei os nomes para não ser indiscreta... “Nunca se sabe onde a internet pode nos levar hoje em dia”, diria o grande sábio! No final das contas, fui ontem à casa do Peter* e da Vivian* para o jantar. Foi extremamente agradável! Eles também estão em Lyon a trabalho (ambos trabalham na mesma empresa que eu, porém o Peter* na diretoria de outra divisão e a Vivian* que está fazendo um ano sabático). PONTO POSITIVO: Ter conhecido um casal super interessante e ter passado uma tarde muito agradável! PONTO NEGATIVO: Ter me perdido (a little bit) até chegar lá e ter precisado ligar para eles me buscarem = 2ª gafe.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Volto para o apartamento e me seguro para não chorar. Ligo o laptop, arrumo umas coisas... Entro no quarto e vejo o travesseiro do André sobre a cama. Despenco a chorar, pela milésima vez no dia. PONTO NEGATIVO: O André foi embora para o Brasil...

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cedinho tomamos café da manhã os 3 juntos. Saio com minha mãe para levá-la à estação de trem. Como foi gostoso tê-la para o final de semana! Sigo para o trabalho. À noite, volto para casa e encontro com o André. Como surpresa, fiz reservas para um restaurantinho, vamos experimentar Raclette! “A raclette (no feminino) é um prato típico, à base do queijo homônimo. Na sua preparação, o queijo é aquecido e raspado sobre os pratos dos comensais. O termo deriva do francês racler, que significa raspar. Vários acompanhamentos podem ser utilizados, como por exemplo a batata inglesa, o pickles e embutidos como presunto cru, lombo defumado, salame, copa, etc.”
PONTO POSITIVO: Falar em português com o responsável pelo restaurante, ele é de Portugal. PONTO NEGATIVO: Conhecer um prato típico do inverno em pleno verão não é nada fácil. Suamos à beça.

domingo, 22 de agosto de 2010

A manhã começou super bem! Fizemos um passeio pelo “Mercado Aberto”, leia-se Feira, de Lyon. Muito queijo, pães, frutas e legumes diferentes. Minha mãe comprou uma super tesoura-corta-tudo-inclusive-galho super interessante. Andamos mais um pouco e nos encontramos com a Maureen e o Chris, que gentilmente nos convidaram para ir com eles até o interior de Lyon. Fomos para um restaurante que é super conhecido pelo prato típico: rãs! Sim, sim... rãs, aqueles bichinhos gelados adoráveis. Tínhamos reservas para o terraço e como o dia estava maravilhoso, o almoço foi encantador.

Seguimos para Clochemerle, à uns 40 km de Lyon. Degustamos vinho, passeamos e conhecemos uma coisa, até então inédita para mim = o mictório a céu aberto. Me parece que isso é um tanto quanto comum na França. Chama-se Pissotière e tem um aspecto MUITO melhor que um muro fedido em Salvador, por exemplo...

Chegamos então em Oingt, uma cidadezinha adorável. Tomamos um sorbet e ficamos ao Sol. PONTO POSITIVO: Conhecer o interior da cidade na qual eu moro PONTO NEGATIVO: Não ter sentido nem um pinguinho de pena das rãs. Será que eu estou ficando cruel e sangue frio????

sábado, 21 de agosto de 2010

Fui levar meus pimpolhos para um passeio.
Fomos dar uma volta geral, conhecer praças, pontos turísticos. Seguimos para o centro Velho e, depois de uma espera de anos, finalmente fui revisitar o Museu de Miniaturas.
Seguimos para a Basílica de Fourviére, que eu já havia visitado, mas vale a pena ver de novo! O bizarro foi ver um grupo de pessoas vestidas à caráter (como na época de 1900 e bolinhas). Estava bem calor e eles com luvas, meias e chapeus. O pior é que não acho que era pra nenhum filme nem nada. Acho que era um grupo que se veste assim... Weird but Nice!

(Ok, eu sei que a foto ta mal tirada, mas é que a gente ficou nervoso com a presença deles...) A noite fomos jantar num restaurante Vietnamita. Totalmente fora de contexto, eu sei, mas o André queria experimentar, minha mãe não teve nada contra, então fomos.

PONTO POSITIVO: Mostrar o Museu de Miniaturas, meu museu favorito no mundo, para o André e pra minha mamãe. PONTO NEGATIVO: Ficar nervosa por que as coisas as vezes não saem exatamente como planejado

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Hoje minha mãe veio me ver em Lyon!!!!!!!
Como a viagem dos meus pais acabou e ela tinha que estar em Paris na 2ª para algumas reuniões, ela veio passar o final de semana conosco. O André foi recebê-la no aeroporto. A tarde chego em casa e encontro os dois lá. Que imensa felicidade!!! Como há muito tempo minha mãe me fala que queria fazer um picnic, esta seria com certeza nossa atividade do dia.
Preparo sanduíches de presunto Parma, mini croissants de salmão (que eu aprendi a fazer na reunião da Tupperware) e uma grande torta de framboises e mirtilles.
Levamos vinho, suco de pêra e chocolates.
PONTO POSITIVO: Apesar de o dia ter amanhecido frio e com chuva, tudo mudou ao meio dia. Um céu azul maravilhoso e um calor expendido estavam presentes no picnic. PONTO NEGATIVO: Não ter conseguido buscar minha mãe no aeroporto.

domingo, 15 de agosto de 2010

Domingo de manhã levantamos e fomos dar uma volta pela cidade. De carro, fizemos um tour. Passamos por vários lugares que meu pai, quando um pimpolho, gostava de freqüentar. Depois, fomos para o apartamento que ele morava. Foi bem legal conhecer! Para encerrar a Sessão Remember, comemos Curry Wurst, um prato à base de salsicha, molho (de ketchup com curry e páprica) e fritas. Delicious but fat. A gente comeu numa feirinha de rua, bem gostosa! Antes de seguir caminho, decidimos ir ao banheiro. Encontramos um banheiro supersônico de rua. Você insere sua moeda de 1euro e a porta abre (tipo da nave espacial da Xuxa, sabe? Hahahahahahaha.... Banheiro = Xuxa... Tadinha). Ali você tem 20 minutos “to do your work”, se não a porta abre. Tudo com acionamento automático pelos pés. Depois que você sai, ele fica se auto-limpando por uns minutos. Enfim, parte futurística do passeio. Tomamos um café da tarde com direito a um imenso pedaço de ApfelStrudel com sorvete. Entramos no carro e bem rápido já estávamos no aeroporto. O único detalhe é que chegamos 5 min antes do embarque fechar. Penso com meus botões, “Ok, o aeroporto deve ser minúsculo e logo estaremos no check-in”. Pensei errado.... Uma putz correria. Sorte que o Manfred sabia onde era (ele perguntou) então fomos até a asa D (entramos pela A). Chegamos suando no guichê de Check-in. Veja o diálogo entre a Moça da AirBrussels que adora o trabalho dela e euzinhazica: (Peraê que a conversa ainda não começou por que ta no telefone com a amiga dela, e apesar do nosso aparente desespero, ela mexe nas unhas) - What the hell is going on here?! - Where checking in - Don’t you think you’re a bit late????? - Yes, I’m sorry (frog swollen –> tradução –> Sapo engolido) Muito sem vontade ela nos dá nossos cartões de embarque. Saímos correndo, passamos pela inspeção... Chegando no embarque, o cara nos olha com cara de “Ué?”. Olho no monitor. O vôo atrasaria 20 minutos.................. (Sobrevoando a Bélgica, vimos um castelo) PONTO POSITIVO: Conhecer um pouco da vida que meu pai teve, mais ou menos a experiência que estou vivendo hoje. PONTO NEGATIVO: O dia ter apenas 24horas.
Chegamos ontem à noite aqui em Berlim. Meus pais vieram nos buscar no aeroporto e foi uma alegria só!!!
Estamos hospedados na casa de uma Sra que tem uma grande casa e aluga quartos para turistas. Eu e o André estamos em um, meus pais em outro e meus tios em outro (tia Gudrun, irmã do meu pai e o tio Odair, marido dela).
Acordamos, tomamos café numa padaria deliciosa do lado da casa (eu comi um belo croissant e um bolo de cerejas) e fomos passear.
Primeira parada: Pontos históricos.
"Pela primeira vez documentada no século XIII, Berlim foi sucessivamente a capital do Reino da Prússia (1701), do Império Alemão (1871-1918), da República de Weimar (1919-1932) e do Terceiro Reich (1933-1945). Depois da Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida. Berlim Oriental se tornou a capital da República Democrática Alemã (RDA), enquanto Berlim Ocidental continuou sendo parte da República Federal da Alemanha (RFA). Com a reunificação alemã em 1990, a cidade passou a ser capital de toda a Alemanha."
Fomos visitar uma Igreja que foi bombardeada na guerra e ficou até hoje assim.
(Vista interna da Igreja)
Depois, fomos para o portão de Brandemburgo, contruído entre 1798 e 1791. A Quadriga que vocês podem ver em cima do muro foi levada para Paris por Napoleão Bonaparte, depois de vencer os prussianos e ocupar Berlim no começo do séc. XIX. Absurdo ou não, é verdade. Dizem que o que está agora lá é uma réplica, mas encontrei na internet falando que é a original que foi devolvida mais tarde...
Visitamos então os parlamentos - antigo e novo.
"No início do século XX, a cidade atingia 1,9 milhão de habitantes, duplicando esse número volvidos 20 anos. A Primeira Guerra Mundial não teve um reflexo muito grande sobre a estrutura da cidade. Em 30 de Janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado chanceler. Hitler desejava demolir e reconstruir Berlim, no projeto conhecido como Welthauptstadt Germania (Germânia, a capital do Mundo), o arquiteto proposto para esta nova cidade foi Albert Speer, porém o projeto nunca seria finalizado. Em 1939 com a invasão da Polônia, iniciava-se a Segunda Guerra Mundial que se estenderia até 1945, altura em que a Alemanha perde a contenda e Berlim é invadida pelo exército Vermelho. A partir de 1940, Berlim sofreu inúmeros bombardeamentos, especialmente no último ano da guerra, tendo a maioria dos edifícios ficado em ruínas.
"Após o fim da guerra, as tropas americanas, britânicas, francesas e soviéticas, reunidas em Potsdam, dividem a cidade em quatro setores. Berlim viu-se no centro da Guerra Fria e foi a protagonista de uma de suas maiores crises, conhecida como o Bloqueio de Berlim (24 de junho de 1948 - 11 de maio de 1949), desencadeada quando a União Soviética interrompeu o acesso ferroviário e rodoviário às zonas de ocupação americana, britânica e francesa. A crise arrefeceu ao ficar claro que a URSS não agiria para impedir a ponte aérea de alimentos e outros gêneros organizada e operada pelas três potências ocidentais (EUA, Reino Unido e França). Em 1949 nasce, nos territórios controlados pelos soviéticos, a República Democrática Alemã, tendo por capital a zona oriental de Berlim. Os restantes sectores de Berlim ficam, assim, a constituir um enclave dentro do território da RDA. Para evitar a fuga dos berlinenses para os sectores ocidentais, o governo comunista construiu, em 1961, o muro de Berlim muro com cerca de 150 km de extensão, envolvendo os restantes sectores. Quem tentasse ultrapassá-lo era imediatamente morto."
(Homenagem para os que morreram tentando cruzar para o outro lado do rio) (Homenagem aos judeus mortos nas guerras) "A partir de 1989, as mudanças políticas que ocorrem na Europa Oriental levaram à queda do muro de Berlim e à abertura das fronteiras entre a RDA e o restante do território da Alemanha (RFA). Em 1990, a Alemanha reunifica-se e Berlim volta a ser a capital, depois de Bonn ter sido capital provisória da parte ocidental da Alemanha desde os finais da Segunda Guerra Mundial. De então para cá, a cidade tem vindo a sofrer uma completa transformação urbanística, com a reconstrução e reabilitação de edifícios históricos e a edificação de novos bairros voltados para o século XXI, aproveitando, especialmente, as zonas anteriormente ocupadas pelo Muro." (André em cima do muro - calma gente, é de onde ficava o antigo muro de Berlim)
(Pedaços do muro que ainda estão de pé)

Nesta foto aí de cima vocês podem ver o Muro de Berlim. Ao lado existe um museu com muitas fotos e vídeos sobre as guerras, repressão e racismo. Na frente desta parte do muro é onde ficava o centro da GESTAPO (Geheime Staatspolizei, significando "polícia secreta do Estado"), que era gerida pela SS. Alí é que ocorriam as "confissões" mediante tortura e aprisionamento.

Fazia frio e chovia... Aquelas imagens ficaram na minha cabeça...

Acabei saindo do museu por que estava com ansia de vômito.

O resto do passeio foi muito gostoso! Vimos muitas coisas sobre as quais meu pai me contou muitas vezes, lembraças de quando ele morou em Berlim, como por exemplo o Check Point Charlie.

Infelizmente não posso colocar mais fotos por que nesse momento nosso maquina ficou sem bateria. Meu pai tirou muitas fotos, mas vou pegar com ele algum outro dia, quando estiver no Br.

PONTO POSITIVO: Ficar com minha família e conhecer uma linda capital!

PONTO NEGATIVO: Saber como o ser humano pode ser IDIOTA, ESTÚPIDO, SUJO e sem ESCRÚPULOS... Watch-out!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ao final da tarde, nos encontramos no parque.
Eu e o André levamos pães. A Stephanie e o Sebastien levaram queijos e tiramissu (para a sobremesa) e a Laure levou vinhos - um para a entrada e um para os queijos.
Nos esbaldamos!!! Comemos patês e queijos (Brie, Camembert, Chèvre, St. Marcelin...) e depois jogamos petánque!
"Pétanque (French pronunciation: [petãk]) is a form of boules where the goal is, while standing inside a starting circle with both feet on the ground, to throw metal balls as close as possible to a small wooden ball called a cochonnet (literally "piglet") or jack. It is also called sometimes a bouchon (literally "cork") or le petit ("the small one"). The game is normally played on hard dirt or gravel, but can also be played on grass, sand or other surfaces. Similar games are bocce and bowls. The current form of the game originated in 1907 in La Ciotat, in Provence, in southern France. The casual form of the game of pétanque is played by about 17 million people in France, mostly during their summer vacations. There are about 375,000 players licensed with the Fédération Française de Pétanque et Jeu Provençal (FFPJP) and some 3,000 in England. "
PONTO POSITIVO: Ter aprendido a jogar petánque
PONTO NEGATIVO: Não ter coordenação motora e ter perdido de lavada...!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Hoje tivemos uma noite fantástica!
Fomos convidados por nossos amigos à conhecer um restaurante típico de Lyon - Le bouchon lyonnais.
"A bouchon is a type of restaurant found in Lyon, France, that serves traditional Lyonnaise cuisine, such as sausages, duck pâté or roast pork. Compared to other forms of French cooking such as nouvelle cuisine, the dishes are quite fatty and heavily oriented around meat. There are approximately twenty officially certified traditional bouchons, but a larger number of establishments describe themselves using the term. Typically, the emphasis in a bouchon is not on haute cuisine but, rather, a convivial atmosphere and a personal relationship with the owner."
O escolhido foi o Chez Abel.
Eu e o André pedimos o Menu abaixo. Cada um escolheu uma coisa e conseguimos provar tudo!
Menu à 33 €« Comme chez La Mère »
Fond d’artichaut frais, foie gras
Ou
Salade d'écrevisses
***
Quenelle de brochet en gratin
Ou
Rognons de veau sauce Madère
***
Fromage
ou
Dessert du jour
Sendo assim, comemos feito porcos no cio. Uma coisa de outro mundo...
PONTO POSITIVO: Estarmos com amigos
PONTO NEGATIVO: Não entender a escolha dos vinhos... preciso ler sobre isso, ahah

domingo, 8 de agosto de 2010

Neste domingo fomos fazer um passeio diferente! Pegamos um ônibus que nos levou até o Grand Parc Miribel.
É um parque de 2200 hectares de natureza preservada. No centro, um grande lago de 350 hectares.
Fazia bastante Sol então foi o dia perfeito.
PONTO POSITIVO: Todos possíveis. Entrada free, Sol, Peace&Love
PONTO NEGATIVO: As famílias numerosas (3 - 6 filhos) que estavam lá faziam muito barulho (leia-se: ficavam se esguelando).