domingo, 15 de agosto de 2010

Chegamos ontem à noite aqui em Berlim. Meus pais vieram nos buscar no aeroporto e foi uma alegria só!!!
Estamos hospedados na casa de uma Sra que tem uma grande casa e aluga quartos para turistas. Eu e o André estamos em um, meus pais em outro e meus tios em outro (tia Gudrun, irmã do meu pai e o tio Odair, marido dela).
Acordamos, tomamos café numa padaria deliciosa do lado da casa (eu comi um belo croissant e um bolo de cerejas) e fomos passear.
Primeira parada: Pontos históricos.
"Pela primeira vez documentada no século XIII, Berlim foi sucessivamente a capital do Reino da Prússia (1701), do Império Alemão (1871-1918), da República de Weimar (1919-1932) e do Terceiro Reich (1933-1945). Depois da Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida. Berlim Oriental se tornou a capital da República Democrática Alemã (RDA), enquanto Berlim Ocidental continuou sendo parte da República Federal da Alemanha (RFA). Com a reunificação alemã em 1990, a cidade passou a ser capital de toda a Alemanha."
Fomos visitar uma Igreja que foi bombardeada na guerra e ficou até hoje assim.
(Vista interna da Igreja)
Depois, fomos para o portão de Brandemburgo, contruído entre 1798 e 1791. A Quadriga que vocês podem ver em cima do muro foi levada para Paris por Napoleão Bonaparte, depois de vencer os prussianos e ocupar Berlim no começo do séc. XIX. Absurdo ou não, é verdade. Dizem que o que está agora lá é uma réplica, mas encontrei na internet falando que é a original que foi devolvida mais tarde...
Visitamos então os parlamentos - antigo e novo.
"No início do século XX, a cidade atingia 1,9 milhão de habitantes, duplicando esse número volvidos 20 anos. A Primeira Guerra Mundial não teve um reflexo muito grande sobre a estrutura da cidade. Em 30 de Janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado chanceler. Hitler desejava demolir e reconstruir Berlim, no projeto conhecido como Welthauptstadt Germania (Germânia, a capital do Mundo), o arquiteto proposto para esta nova cidade foi Albert Speer, porém o projeto nunca seria finalizado. Em 1939 com a invasão da Polônia, iniciava-se a Segunda Guerra Mundial que se estenderia até 1945, altura em que a Alemanha perde a contenda e Berlim é invadida pelo exército Vermelho. A partir de 1940, Berlim sofreu inúmeros bombardeamentos, especialmente no último ano da guerra, tendo a maioria dos edifícios ficado em ruínas.
"Após o fim da guerra, as tropas americanas, britânicas, francesas e soviéticas, reunidas em Potsdam, dividem a cidade em quatro setores. Berlim viu-se no centro da Guerra Fria e foi a protagonista de uma de suas maiores crises, conhecida como o Bloqueio de Berlim (24 de junho de 1948 - 11 de maio de 1949), desencadeada quando a União Soviética interrompeu o acesso ferroviário e rodoviário às zonas de ocupação americana, britânica e francesa. A crise arrefeceu ao ficar claro que a URSS não agiria para impedir a ponte aérea de alimentos e outros gêneros organizada e operada pelas três potências ocidentais (EUA, Reino Unido e França). Em 1949 nasce, nos territórios controlados pelos soviéticos, a República Democrática Alemã, tendo por capital a zona oriental de Berlim. Os restantes sectores de Berlim ficam, assim, a constituir um enclave dentro do território da RDA. Para evitar a fuga dos berlinenses para os sectores ocidentais, o governo comunista construiu, em 1961, o muro de Berlim muro com cerca de 150 km de extensão, envolvendo os restantes sectores. Quem tentasse ultrapassá-lo era imediatamente morto."
(Homenagem para os que morreram tentando cruzar para o outro lado do rio) (Homenagem aos judeus mortos nas guerras) "A partir de 1989, as mudanças políticas que ocorrem na Europa Oriental levaram à queda do muro de Berlim e à abertura das fronteiras entre a RDA e o restante do território da Alemanha (RFA). Em 1990, a Alemanha reunifica-se e Berlim volta a ser a capital, depois de Bonn ter sido capital provisória da parte ocidental da Alemanha desde os finais da Segunda Guerra Mundial. De então para cá, a cidade tem vindo a sofrer uma completa transformação urbanística, com a reconstrução e reabilitação de edifícios históricos e a edificação de novos bairros voltados para o século XXI, aproveitando, especialmente, as zonas anteriormente ocupadas pelo Muro." (André em cima do muro - calma gente, é de onde ficava o antigo muro de Berlim)
(Pedaços do muro que ainda estão de pé)

Nesta foto aí de cima vocês podem ver o Muro de Berlim. Ao lado existe um museu com muitas fotos e vídeos sobre as guerras, repressão e racismo. Na frente desta parte do muro é onde ficava o centro da GESTAPO (Geheime Staatspolizei, significando "polícia secreta do Estado"), que era gerida pela SS. Alí é que ocorriam as "confissões" mediante tortura e aprisionamento.

Fazia frio e chovia... Aquelas imagens ficaram na minha cabeça...

Acabei saindo do museu por que estava com ansia de vômito.

O resto do passeio foi muito gostoso! Vimos muitas coisas sobre as quais meu pai me contou muitas vezes, lembraças de quando ele morou em Berlim, como por exemplo o Check Point Charlie.

Infelizmente não posso colocar mais fotos por que nesse momento nosso maquina ficou sem bateria. Meu pai tirou muitas fotos, mas vou pegar com ele algum outro dia, quando estiver no Br.

PONTO POSITIVO: Ficar com minha família e conhecer uma linda capital!

PONTO NEGATIVO: Saber como o ser humano pode ser IDIOTA, ESTÚPIDO, SUJO e sem ESCRÚPULOS... Watch-out!

Nenhum comentário:

Postar um comentário